JOGOS EDUCATIVOS

 Olá colegas, tutores e visitantes,

Somos uma equipe de professores - aprendizes navegando pelo oceano da WEB e dispostos a promover a aprendizagem de nossos alunos, através de jogos educativos.
Assim, estamos conhecendo vários trabalhos educacionais sobre o tema que nos propusemos em conhecer e desenvolver.
É surpreendente como os brasileiros estão trabalhando e se destacando na área  das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolvendo mídias que auxiliem o aprendizado de nossas crianças e jovens que já nasceram na era da informação e que utilizam as tecnologias digitais diariamente com desenvoltura e rapidez para o lazer e comunicação.
O desafio dos docentes é envolver os alunos na aprendizagem e para tanto a tecnologia deverá ser um dos principais instrumentos do professor em nossas escolas, aliada à experiência docente.
 Para que o envolvimento na aprendizagem aconteça os jogos educativos devem  promover a interação do estudante em todas as disciplinas, do mesmo modo que eles interagem nos vídeo - games.
Viajando por este infinito oceano de informações sobre jogos educacionais destaco aqui o trabalho da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro que criou a Educopédia - plataforma de aulas digitais - cujo criador foi o subsecretário de novas tecnologias educacionais  Rafael Parente. No site é possível assistir toda a entrevista do subsecretário que apresenta os índices de melhora no desenvolvimento dos alunos através da plataforma lúdica de aprendizagem.
O Brasil ficou entre os três melhores colocados da América latina no Concurso "Games for change Latin América" e assim conseguiu que a Rede Internacional de Games, uma instituição que visa mostrar o lado bom dos jogos entrasse no Brasil.
Os criadores do 'Jogo contra a Dengue' são: Thiago Bittar, Rodrigo Bareato e Rener Baffa, eles já possuem dezesseis jogos criados com o auxílio da FAPESP - Fundação do Amparo à Pesquisa e do CNPq.
Portanto, temos muitas possibilidades através dos jogos educacionais de incentivar e melhorar a aprendizagem de nossos alunos.
Para conhecer e curtir seguem os links pesquisados:

 http://www.aptor.com.br/portal/noticias/56/rio-20-pesque-e-salve
http://www.educared.org/global/educared?CE=br
http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/index.php

Comentários